Caros associados e torcedores do Verdão,

Encerramos o primeiro semestre do primeiro ano de gestão da Diretoria Executiva eleita para o triênio 2024 / 2026.

Depois de uma temporada super desafiadora em 2023, na qual conseguimos reconduzir o Verdão ao Módulo I do Campeonato Mineiro, o ano de 2024 começou com desafios dentro e fora de campo.

Consideramos que tivemos uma boa participação da equipe no Campeonato Mineiro de 2024, onde o clube conquistou uma vaga para disputar o Campeonato Brasileiro de 2025. Além disso, o clube participou do Troféu Inconfidência, chegando até a semifinal.

Nas categorias de base, não tivemos a possibilidade de arrecadação por meio de incentivo fiscal, em razão de incorreções nas prestações de contas relativas a exercícios anteriores à atual gestão, tanto na esfera federal (Projeto nº 58701.001417.2009-19) quanto na estadual (Projeto Craques do Futuro nº 2015.01.0110). Por tais razões, o Sub 20 participa da Copa AMVAP (Aprovado pelo Conselho Deliberativo). Essa competição é uma forma de manter a equipe em atividade e dar minutagem e experiência para os atletas desta categoria. O objetivo da diretoria do clube é poder usar alguns atletas da base no elenco da temporada 2025.

Nas categorias Sub15 e Sub17, infelizmente por conta de burocracias internas, não foi possível as equipes participarem do Campeonato Mineiro, numa parceria que seria realizada com o ESSUBE. Infelizmente, por motivos desconhecidos, a mesa diretora do Conselho Deliberativo não acatou o pedido da Diretoria Executiva para analisar a parceria em reunião de seus membros em tempo hábil. Essa parceria entendemos que seria muito importante para proporcionar calendário e atividades para estas categorias.

A Executiva protocolizou também ofício junto à mesa diretora do Conselho Deliberativo, requerendo implantação de um Projeto de Iniciação Esportiva (Escolinha de futebol), cujo projeto seria muito importante para as finanças do clube, além de gerar ativos futuros para a instituição. Entretanto, esse projeto também não foi levado à apreciação em reunião do Conselho. Esperamos que fatos como estes (Projetos sub 17/15 e Iniciação Esportiva), não se repitam, pois, prejudicam muito os projetos do clube.

Na parte administrativa, o clube vem fazendo um esforço grande para manter as contas sanadas, apesar dos constantes processos trabalhistas movidos por ex-atletas, e ainda resíduos de contas a pagar de gestões passadas.

A Diretoria já está trabalhando para gerar condições do time fazer uma boa temporada em 2025, participando de forma competitiva no Mineiro e buscar uma boa colocação que garanta participação na Copa do Brasil e no Brasileiro 2026, garantindo mais um ano de calendário cheio para o clube, o que será de vital importância para o fortalecimento do time e do clube. No Campeonato Brasileiro da Série D, o objetivo é fazer uma boa participação e brigar pelo acesso a Série C.

Paralelamente, a Diretoria do clube foi informada que, em breve, será abordada pelo representante legal de um grupo empresarial interessado em apresentar uma proposta de compra da SAF do Uberlândia Esporte Clube. Em sendo concretizada tal proposta, a mesma será encaminhada ao Conselho Deliberativo para apreciação nos termos estatutários, e em ato contínuo, os associados do UEC bem como a torcida serão informados e chamados a decidir o futuro da entidade.

Além dos desafios esportivos e administrativos, o clube vem sendo prejudicado por conta de atitudes desrespeitosas e inconsequentes de pessoas que tem como único objetivo boicotar o processo de modernização da gestão que esta diretoria iniciou desde 2023, e vem evoluindo cada vez mais, com o propósito de manter as condições para o clube ter saúde financeira e competitividade esportiva.

Esta diretoria sempre esteve, está, e sempre estará aberta a esclarecer quaisquer dúvidas que qualquer pessoa tenha em relação a qualquer assunto envolvendo o Uberlândia Esporte Clube. Em momento algum, nenhum membro desta diretoria se furtou a conversar, responder e esclarecer qualquer assunto, quando questionados.

Em relação a auditoria que foi solicitada na última Assembleia geral, esta Diretoria entende que foi uma decisão sábia e assertiva, e desde aquela ocasião colocou-se a disposição para dar andamento no que foi determinado naquela Assembleia, que é a auditoria nas contas do ano de 2023. Como a Diretoria tem plena convicção de que todos os lançamentos contábeis e financeiros se encontram em conformidade com as melhores práticas, não havendo motivos para temer nada que deponha contra o que foi feito por estra gestão e validado pelo Conselho Fiscal, a Diretoria acata o que foi determinado e está colaborando para que tudo seja resolvido da melhor forma e o mais rápido possível.

Que o clube lute contra adversários no esporte, e não contra pessoas motivadas por questões políticas e pessoais, que não consideram o bem da Instituição soberano em relação a qualquer situação.

Pra cima deles Verdão!

Jânio Cabral
Presidente Diretoria Executiva
Gestão 2024/2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *